Co-marketing é uma estratégia na qual duas empresas se unem para criar uma ação de marketing conjunta. Dessa forma, conseguem atingir resultados superiores, aumentar o reconhecimento de marca e reduzir os custos das campanhas.
Muitas empresas ainda não entendem o grande impacto que uma boa estratégia de marketing digital pode causar. Já outras até sabem, mas não têm recursos financeiros para colocar as ações em prática. Uma boa forma de resolver esse problema é unir forças, ou seja, fazer co-marketing.
Essa estratégia não é benéfica apenas para reduzir os custos das campanhas de marketing, mas também para fortalecer a empresa — seja ela uma loja virtual ou física — frente ao mercado.
Co-marketing corresponde a conteúdos, ferramentas ou eventos realizados por duas ou mais empresas com o objetivo de atingir um público-alvo semelhante.
O prefixo latino “co” tem o sentido de “companhia”. Com o tempo, seu uso foi substituído pela forma “com”, mas algumas palavras ainda usam a forma latina para indicar uma relação próxima entre dois elementos, como é o caso do co-marketing.
Esse termo, então, define a relação de colaboração entre duas marcas para criar uma ação de marketing. Imagine que uma imobiliária fechou parceria com uma loja de itens para decoração e, juntas, elas pretendem lançar um catálogo online.
A imobiliária poderá usar os itens da loja para decorar os cômodos dos imóveis e torná-los mais atraentes. O mesmo vale para a parceira, que terá seus produtos expostos, aumentando a quantidade de pessoas impactadas pelos itens e divulgando os produtos da loja.
É uma relação benéfica para ambas, já que as duas empresas apresentam um público semelhante. Afinal, pessoas que procuram imóveis para alugar ou comprar também podem se interessar por decoração, certo?
Essa é a ideia central do co-marketing: unir empresas de um segmento de mercado semelhante ou relacionado — e que não sejam concorrentes — para que elas se ajudem a crescer.
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O modelo de marketplace funciona como um shopping virtual. Dessa forma, as vantagens desse modelo de negócio atingem todos os envolvidos.
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